Instituição
IPSS
O “Lar da Criança de Portimão – Instituição Particular de Solidariedade Social” sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública, registada na Direcção Regional de Segurança Social, no livro das Associações de Solidariedade Social, sob o nº 44/83, as folhas 50 e 51 verso, com o registo definitivo da alteração global dos seus estatutos, lavrado pelo averbamento nº1 à inscrição nº42/83 atrás mencionada, em conformidade com o disposto no decreto-lei nº 119/83 de 25 de Fevereiro. Foi fundada em 23 de Dezembro de 1941, por alvará nº 87, passado pelo Governador Civil de Faro, em que aprovava os Estatutos da Instituição.
História da Instituição
O Histórico resumido do Lar da Criança de Portimão

1941

1942

1942 - 1949

1950 – 1969

1970

1973

1983

1997 – 1999

2003-2004

2007

2011

2013-2014

2015-2017

2018
Procurando recuar às origens, pois o Lar da Criança de Portimão aquando da sua fundação em 1941, centrava as suas atividades assistenciais na área da saúde, no apoio à maternidade nas variantes de assistência e higiene pré-natal e nos cuidados relacionados com a Puericultura, decidiu a Direção em janeiro de 2018 adquirir uma clinica médica, com o objetivo de disponibilizar uma nova valência, tendo como principal foco a assistência ao nível dos cuidados médicos e terapêuticos materno-infantis, numa vertente de apoio social. Colocando-se, deste modo, à disposição de todos, independentemente da sua condição socioeconómica, um conjunto de serviços de qualidade e eficiência ao nível dos cuidados de saúde.
Sendo a vertente de apoio social a marca desta instituição, todos os utentes têm à sua disposição um conjunto de especialidades e terapias a custos reduzidos. Estendendo-se, eventualmente, estes serviços a outras instituições de Solidariedade Social e entidades públicas que com o Lar da Criança de Portimão pretendam estabelecer protocolos de parceria.


2019
Foram eleitos os órgãos sociais da Instituição para o quadriénio 2020/2023, em Assembleia Geral realizada no dia 14 de dezembro de 2019.

2020
O ano de 2020 constituiu-se como um ano de características muito peculiares, devido ao surgimento da pandemia COVID 19, sendo que tal influenciou de sobremaneira a atividade da instituição, lançando-lhes novos desafios ao nível da re/organização interna e na forma como disponibilizou os serviços aos seus utentes. Em março após decreto legislativo as atividades da instituição foram interrompidas, só tendo reaberto, gradualmente, a partir de meados de maio para os utentes da valência de Creche, no início de junho para os utentes do Pré-escolar e finalmente em meados de junho para os utentes do Centro de Atividades de Tempos Livres. Apesar do contexto exigente, provocando diversas alterações ao nível do orçamento e das contas da instituição e, principalmente ao nível do Plano de Ação e dos Programas de Atividades Pedagógicas, soube a Instituição se reinventar e se reprogramar em função do período difícil e exigente que a todos assolou, tendo conseguido que o equilíbrio a todos os níveis fosse uma realidade.
Pode-se concluir que as metas redefinidas, pese embora o panorama que emergiu, foram atingidas, tendo a instituição nunca deixado de ir ao encontro das dificuldades surgidas, apoiando todos aqueles que são os nossos utentes, quer indiretamente enquanto não puderam frequentar as nossas instalações, quer diretamente aquando do seu regresso, contribuído ainda através de praticas e normas internas para a promoção da suade publica de colaboradores, utentes e restante comunidade.

2021
Apesar deste contexto, levamos a bom porto os objetivos programados, continuando com a lotação máxima em todas as respostas sociais dos dois equipamentos da instituição.
O Lar da Criança de Portimão integra atualmente mais de 100 trabalhadores, dando resposta a cerca de 500 crianças do concelho, através das respostas sociais Creche, Jardim de Infância/Pré-escolar, Centro de Atividades de Tempos Livres e Clínica Social

2022
Ultrapassado o período pandémico que deixou marcas em todos e, a todos os níveis, 2022 foi um ano em que a normalidade voltou a imperar no Lar da Criança de Portimão, possibilitando que o dia-a-dia nos seus estabelecimentos voltasse a ser como era antes de março de 2020. Os pais voltaram a ter possibilidade de entrar na Instituição, para entregarem e virem buscar os seus filhos, pois o Lar da Criança, acauteladas as questões de segurança é uma Instituição que sempre fez gosto em receber diariamente crianças e famílias nas suas instalações.
Em 2022, concretizou-se ainda a medida da gratuitidade em creche, alargando, o governo, a medida para além das crianças pertencentes a famílias mais desfavorecidas economicamente, aquelas situadas nos primeiro e segundo escalões de rendimento per capita, também a todas aquelas nascidas após o dia 1 de setembro de 2021, prevendo-se que no prazo de 2 anos a medida abranja a totalidade das crianças em Creche. Esta alteração, se por um lado permitirá que cada vez mais as instituições saibam com aquilo que podem contar ao nível das receitas, nesta valência, por outro lado estarão, a este nível, cada vez mais dependentes da tutela, pois não existirão mensalidades a pagar pelos seus utentes, impossibilitando assim qualquer atualização por parte da Direção, caso se justificasse. No entanto, este novo contexto não deixará de ser, como muitos outros, ao longo da sua longa e rica história, um desafio a ser encarado de forma positiva por esta Instituição.
Neste ano ainda, estalou o conflito na Europa, após invasão de território ucraniano pela Rússia, o que levou a que um grande número de refugiados se deslocasse para outros países da Europa, com Portugal a não ser exceção. Com a necessidade de acolhê-los condignamente e criar-lhes condições para todos os elementos das famílias, foi criada uma Portaria que possibilitava que as Instituições acolhessem nas suas instalações, as crianças deslocadas, mesmo excedendo a capacidade instalada. Tendo o Lar da Criança, desde o primeiro momento se disponibilizado para tal e, tendo recebido ao longo do ano, mais de uma dezena de crianças pertencentes a essas famílias. Nunca a Instituição deixará de levar a cabo a sua missão, na ajuda àqueles que dela precisem.
Foi ainda um ano de grande satisfação para a sua Direção, associados e colaboradores, pois após efetuada candidatura no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, em março de 2020, viu esta ser aprovada, possibilitando o alargamento da Instituição situada na Quinta da Ouriva o que, correndo tudo dentro da normalidade, permitirá em setembro de 2023, disponibilizar para além dos 84 lugares em creche, mais 42, passando o total de resposta naquele estabelecimento para 126 a juntar aos 25 também já existentes em pré-escolar. Neste concelho em que a resposta em creche é bastante deficitária, tal será uma mais-valia para todos.
O Lar da Criança de Portimão integra atualmente mais de 100 trabalhadores, dando resposta a mais de 500 crianças do concelho, através das respostas sociais Creche, Jardim de Infância/Pré-escolar, Centro de Atividades de Tempos Livres e Clínica Social.

2023
Com a publicação da Portaria n.º190-A/2023, de 5 de julho, foi possível um aumento do número de crianças em Sala, até ao limite de 2 em cada Sala, passando assim as novas Salas a ter capacidade não para 42 lugares como projetado, mas sim para 46. Este aumento de capacidade, também ocorreu nas Salas já anteriormente existentes, em que estava estabelecida uma capacidade de 84 lugares, passando, através do enquadramento que a nova Portaria permitiu, para 92 lugares. Com este aumento no estabelecimento da Quinta da Ouriva, a capacidade total em creche passou a ser de 138 crianças, continuando a funcionar a Sala de Pré-escolar, com capacidade para 25 crianças.
Esta ampliação e, consequentemente aumento de novos lugares, permitiu não apenas passar de uma capacidade global de cerca de 540 crianças, para uma capacidade atual de cerca de 600 crianças, permitindo ainda a criação de novos postos de trabalho, sendo que o quadro atual de pessoal conta com mais de 110 colaboradores, continuando esta Instituição a constituir-se como uma força viva do Concelho, contribuindo de forma ativa para atenuar o deficit de respostas de 1.ªinfância, que se tem vindo a acentuar com o crescimento populacional ocorrido nos últimos anos.

2024
Com a ampliação da resposta social creche no estabelecimento situado na Quinta da Ouriva tornou-se necessário dotar a Instituição com equipamentos de recreio adequados ao aumento do número de utentes, como tal efetuou-se a requalificação do espaço exterior com a aquisição e montagem de equipamentos adequados em termos de segurança para todas as faixas etárias das crianças que frequentam o estabelecimento. Adquiriu-se e instalou-se ainda, uma plataforma elevatória no estabelecimento-sede, situado na Av. Miguel Bombarda em Portimão, para dotar a Instituição de condições adequadas a utentes e pessoas com mobilidade reduzida e condicionada, possibilitando desse modo a obtenção da declaração de acessibilidades atestada e passa pelos serviços da autarquia local.
Em setembro de 2024, passamos a contar com a totalidade das crianças em creche abrangidas pelo regime da gratuitidade, aguardando-se ainda uma decisão relativamente ao alargamento desta modalidade para as crianças da valência de Pré-escolar.
Horários
O nosso horário de atividade

O Lar da Criança inicia a sua atividade ás 07:45h e encerra ás 19:15h com 15 mins de tolerância, ou seja, poder-se-á, para aqueles casos que se justifique, estender-se até às 19.30h.
Encerramos nos feriados, fins de semana e dia de Carnaval, assim como nas vésperas de natal, de ano novo e respetivos dias.
Encerramos ainda na última semana do mês de agosto para limpeza geral das instalações e obras de manutenção.
Abaixo, contamos com os horários das respostas sociais
Centro de Atividades de Tempos Livres

Entrada - entre as 7h45m e as 8h30m em horário letivo. As atividades decorrerão a partir das 16:15h até às 19:15h.
No caso do Estudo Acompanhado, o horário de frequência será de acordo com o horário escolar de 2º ciclo, até às 19:15h.
No período de férias escolares, haverá uma planificação especial e o horário de entrada poderá ser entre as 7:45h e as 10:00h, podendo as crianças frequentar durante o horário da Instituição.
Berçário, Creche

Jardim de Infância

Entrada - entre as 7:45 horas e as 9:00 horas
Os horários de entrada devem ser escrupulosamente cumpridos, pois de outro modo, todo o grupo pode ser prejudicado pelo atraso de uma criança, e esta prejudicada na sua integração no grupo e nas actividades orientadas a desenvolver.
Estatutos
Missão, Visão e Valores
No que se baseia o Lar da Criança de Portimão
Missão
Visão
Valores
O Lar da Criança de Portimão, desenvolve a sua atividade com o comprometimento do cumprimento da legislação vigente, fazendo da honestidade e da lealdade a sua forma de atuar. Os principais valores da Instituição são:
- · Solidariedade
- · Responsabilidade e Compromisso
- · Humanismo e Educação
- · Profissionalismo e Rigor
- · Cooperação e Trabalho de Equipa
- · Empenho e Iniciativa
- · Equidade
- · Honestidade
- · Qualidade
- · Ética

Qualidade e Ambiente
A nossa política de qualidade para oferecermos o melhor aos nossos utentes


Fazemos por servir a comunidade, apostando continuamente na na variedade e qualidade dos nossos serviços, procurando atender às necessidades e expectativas dos seus clientes, através da disponibilização de respostas de qualidade, garantindo assim a satisfação dos seus clientes/utentes e colaboradores

Tentamos que haja uma constante preocupação com o bem-estar, condições de trabalho, formação e comunicação e uma progressiva identificação com os valores da instituição

